CELEBRAÇÕES NA MATRIZ:
SEXTA E SÁBADO: 19H
DOMINGO: 07h - 10h - 19h
previous arrow
next arrow
Slider

Seminário Diocesano de Formação para Campanha da Fraternidade 2018 será em novembro





A Conferência Nacional dos Bispos ? CNBB – já definiu o tema da Campanha da Fraternidade 2018O tema será Fraternidade e superação da violência, tendo como lema: Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).

 

Com isso, a coordenação diocesana de Evangelização, padre Patriky Samuel, já agendou o seminário de formação para a Campanha da Fraternidade 2018, com as lideranças, que será no dia 26 de novembro, a partir das 08h30, no Centro Comunitário Casa de Betânia ( Rua Maranhão, 06 ? Bairro: Santa Eugênia), em  Lagoa da Prata.

A coordenação pede que a confirmação dos participantes deve ser feita até o dia 23 de novembro por e-mail : pastoral@diocesedeluz.org.br ou por telefone (37) 3421-9001_ falar com Aline Borges.

A escolha do tema

Devido ao seu alto grau de complexidade, o tema violência foi discutido, refletido e aprofundado em um seminário realizado em 2016 na sede da CNBB em Brasília. Estavam presentes no dia do seminário, assessores das Comissões Episcopais da Entidade e representantes de diversos segmentos da sociedade civil que trabalharam diretamente com a temática da violência. De acordo com o Bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB, Dom Leonardo Steiner, ?Esse encontro deseja ser uma ajuda, mesmo porque a temática é exigente. Ela tem muitos aspectos, tem muitas nuances, tem abordagens que necessitamos fazer diante da amplitude do tema?. O tema da Campanha da Fraternidade 2018 também foi aprovado na reunião do Conselho Episcopal Pastoral (Consep) da CNBB, realizado em setembro de 2016. O Bispo Dom Leonardo ressaltou que a violência está presente em vários segmentos da sociedade. Seja na rua, dentro de casa, pela condição social, pelo gênero, nos meios de comunicação e até na intolerância das palavras. ?Toda violência exclui, toda violência mata?.

O tema será Fraternidade e superação da violência, tendo como lema Em Cristo somos todos irmãos (Mt 23,8).

O sacerdote Antônio Xavier Batista fez uma análise do que significa a violência e ainda refletiu a temática a partir do livro de Jonas. ?Escolhi esse texto porque nele é possível encontrar vários elementos que ilustram os vários tipos de violência vividos pelo povo?, comentou o padre Antônio Xavier. Antônio também complementou sua fala dizendo que entende-se por violência qualquer ação contra a vida ou a sociedade, que possa causar-lhes prejuízo ou destruí-las por completo. A Escritura conhece duas formas de violência: uma injusta (fruto da injustiça dos homens) e outra ?justa? utilizada por uma causa justa ou por fim nobre, como é o caso da legítima defesa.


Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Rua Cel. Aurelino,8 - Formiga-MG 37 3321-2955