CELEBRAÇÕES NA MATRIZ:
SEXTA E SÁBADO: 19H
DOMINGO: 07h - 10h - 19h
previous arrow
next arrow
Slider

Qual o significado da palavra “Amém”?





É uma palavra hebraica que deriva da raiz mn, que significa estar firme, ser firme, confirmar. A palavra ?amém? como tal quer dizer: ?assim seja? ou ?em verdade?.

Sem ser traduzida, isto é, na sua forma hebraica, passou a ser usada na liturgia, não só hebraica, mas também cristã e, mais tarde, muçulmana, como aclamação da assembleia.

No Antigo Testamento era uma expressão, uma exclamação, que indicava aprovação. E era usada justamente para retificar, para confirmar, que se aceitava como verdadeiro o que teria sido dito, fosse um juramento, uma promessa, um pedido, ou  mesmo uma maldição (Jr 11,5; 28,6). Era usada também para falar da veracidade de Deus (Is 65,16). Quando  lemos em português ?Deus verdadeiro?, em hebraico está escrito ?Elohe amén?.

Nos salmos é utilizada para manifestar o louvor a Deus. Os cantores entoavam um louvor a Deus: ?Seja bendito Javé, Deus de Israel, desde sempre e para sempre?. E o povo respondia: ?Amém, amém?, isto é, ?assim seja, assim seja?.

No Novo Testamento, seguindo esse costume do Antigo Testamento, é quase sempre usada como uma invocação litúrgica dirigida a Deus Pai (1Cor 14,16; Ap 5,14) e como término de uma oração (Rm 1,25; 1Pd 5,11).

Quando essa palavra é usada por Jesus significa uma confirmação daquilo que foi dito: ?amém, amém (em verdade, em verdade) digo a vocês…? No evangelho de São João encontramos várias vezes essa expressão (Jo 3,3;5,19;8,34).

Aparece uma vez no Novo Testamento aplicada a Jesus, do mesmo modo que era aplicada a Deus Pai no Antigo Testamento; isso significa que se considerava Jesus Cristo como merecedor da mesma glória que era atribuída a Deus no Antigo Testamento (Ap 3,14).

Mas quando dizemos ?amém?, no final das nossas orações, estamos usando essa expressão, essa palavra, com o significado que ela tinha na liturgia. Portanto, a tradução melhor neste caso não é ?assim é?, mas ?assim seja?, manifestando um desejo, mais que expressando uma certeza absoluta, mesmo que, na fé, a certeza exista.


Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Rua Cel. Aurelino,8 - Formiga-MG 37 3321-2955