CELEBRAÇÕES AOS DOMINGOS:
07h - 10h - 17h e 20h
previous arrow
next arrow
Slider

Nossa Senhora do Carmo, roga sempre por nós





Toda a Igreja celebra, no dia 16 de Julho, a memória de Nossa Senhora do Carmo, um dos títulos da mãe de Deus que nos faz voltar ao século XIII, no Monte Carmelo, Palestina, onde um grupo de eremitas, imitando o exemplo do profeta Elias, iniciou um estilo de vida que mais tarde daria a eles o nome de Carmelitas. Ali construíram uma capela dedicada a Nossa Senhora que, anos após, seria chamada de Capela de Nossa Senhora do Carmo.

Anos mais tarde, esta devoção se espalharia por todo o mundo, principalmente pela Europa e América latina, mostrando assim que esta devoção à mãe de Deus não se encerra somente nos carmelos, mas tornou-se piedade popular, que leva  muitas pessoas a se converterem, através da intercessão da mãe de Deus. Em 1226, os carmelitas apresentam o pedido de aprovação de sua regra ao papa Honório III, que o concede oficialmente pela Igreja Católica de Roma.

Mas, a Mãe de Deus nunca deixaria desamparados aqueles que a Ela recorrem, pedindo sua intercessão e a sua proteção. Assim aconteceu com São Simão Stock que, durante sua oração noturna, pedia a intercessão da Mãe de Deus e ela lhe apareceu, segurando nas mãos o escapulário que se tornaria o símbolo da Ordem e lhe disse: ?Eis o privilégio que dou a ti e a todos os filhos do Carmelo: todo o que for revestido deste hábito será salvo?.

Em 11 de fevereiro de 1950, o Papa Pio XII convidou o mundo todo a ?colocar em primeiro lugar, entre as devoções marianas, o escapulário que está ao alcance de todos?. Esse é de fato um ótimo símbolo da proteção da Mãe celeste; símbolo de confiança e amor daqueles que o usam. O uso do escapulário é um sinal de confiança em Nossa Senhora, para que ela cubra de graças aquele que o usa e o proteja de todos os perigos espirituais e corporais.

Dessa forma, vemos essa piedosa devoção a Maria Santíssima presente na história da Igreja Católica e, atualmente, em nossa vida, devoção que nosso povo também já aprendeu a recorrer e dela faz uso em todas as provações e dificuldades. Aprovado e atestado por tantos santos e papas, o uso do escapulário e a devoção a Nossa Senhora do Carmo faz com que nosso povo se aproxime cada vez mais da santidade, através das mãos de Maria.

Assim disse nosso saudoso Papa João Paulo II, ao se referir, com tanto carinho, à devoção a Nossa Senhora do Carmo: “Eu também levo no meu coração, há tanto tempo, o Escapulário do Carmo! Por isso, peço à Virgem do Carmo que nos ajude a todos os religiosos e as religiosas e os piedosos fiéis que a veneram filialmente, para crescer em seu amor e irradiar no mundo a presença desta Mulher do silêncio e da oração, invocada como Mãe da misericórdia, Mãe da esperança e da graça”.

 

Deus o abençoe sempre.

Pe. Ígor Valadão ? Paróquia Sagrado Coração de Jesus ? Formiga/MG

 


Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Rua Cel. Aurelino,8 - Formiga-MG 37 3321-2955