CELEBRAÇÕES AOS DOMINGOS:
07h - 10h - 17h e 20h
previous arrow
next arrow
Slider

Dom Aristeu: uma mensagem para ser refletida na Semana da Família





Como o lema ?Família, uma Luz para a vida em sociedade?, a Pastoral Familiar Diocesana, coordenada pelo casal Ênio José Cardoso e Maria Aparecida Resende Cardoso, com a assessoria do padre Marcelo Adriano Ribeiro, está nos apresentando precioso guia de reflexão e oração para a nossa Diocese na Semana da Família, neste Ano Mariano, em que vivemos nosso Ano Centenário da Igreja de Luz. Que belo momento fazer-se uma memória das famílias que construíram este centenário! Desejo que durante os encontros tenha-se presente sempre a memória dos que escreveram esta história e já não estão no meio de nós!

Eis ai nosso subsídio guia. É uma bênção termos nosso próprio subsídio. Nosso agradecimento à equipe, pois sabemos que trabalho é fazer isso! 

Recomendo, pois, ao clero e às comunidades para darem prioridade a este material que é nosso, e para se esforçarem para colocá-lo ao alcance de todos.

Nesta semana, cessem todos outros subsídios e temários, e que todas as pastorais, movimentos, comunidades, todos sem exceção, foquem a SEMANA DA FAMILIA, façam a MISSAO DA FAMÍLIA!

O anunciado, ?Semana da Família e da Vida?, já elucida e indica as motivações fortes porque necessitamos durante toda a semana parar em família, parar com as famílias, rezando por elas, em família, em comunidade, em todos os grupos, em todos os lugares, no país inteiro, pois é um momento de sintonia em comunhão de missão com toda a Igreja no Brasil.

Sempre que uma família é ameaçada, sente fraqueza, entre em crise, ou se destrói, a vida dos filhos fica fragilizada, ameaçada. Mas, a oração e a reflexão fortalecem a família, e com ela a comunidade e a sociedade.

Com este subsídio, rezaremos o terço meditado em família, refletiremos que ?a família é uma luz para a vida em sociedade, faremos uma celebração da luz, significando que Jesus Cristo, Palavra de Deus Encarnada, é ?lâmpada para nossos passos e Luz nosso caminho?. A seguir nos colocaremos em família diante de Jesus Eucarístico, Alimento celeste que nos faz caminhar e perseverar, apesar de todos os desafios. Na sequência, rezaremos com as famílias O CAMINHO DA LUZ que é o nosso caminhar de ressuscitados, com o Senhor ressuscitado, graças ao qual também em nossas famílias, sobretudo nos momentos de morte de nossos entes queridos, fazemos a experiência de Jesus e Maria onde tudo começa, tendo no céu sua plena realização.

Nossa Semana da Família e da Vida será concluída com as famílias, diante do altar de Cristo, onde os casais renovarão seu sim participativo do amor pascal de Cristo pela Igreja, redizendo sua entrega e seu compromisso de continuar a sendo família discípula, missionária, guardiã da vida neste mundo cada vez mais estranha, em que se faz urgente recriar a cultura da vida, do encontro, da amizade, da gratuidade, da esperança, da partilha e da fé, na alegria de ser familia!

Mesmo que pareça tudo perdido, ainda é tempo de recomeçar a alegria de ser família na fé, reafirmando nossa fé em Deus que também é família, e que nos criou para vivermos fazendo parte da grande FAMÍLIA DO SEU POVO, aqui mesmo na terra e no céu.

 Amemos, pois, a nossa família, e cuidemos dela como nossa principal missão. Nossa família perfeita ou imperfeita (perfeição só no céu), é um verdadeiro laboratório experimental de humanidade, de valores humanos espirituais.  Berço e ninho da vida, escola dos valores, lugar da primeira educação espiritual e cidadã, lugar de aprendizado de todos os relacionamentos da vida social: paternidade, maternidade, filiação, fraternidade.

 Vamos relembrar o Papa Francisco: ?Contra a denominada cultura da morte, a família constitui a sede da cultura da vida. Na família, cultivam-se os primeiros hábitos de amor e do cuidado da vida, como por exemplo, o uso correto das coisas, a ordem e a limpeza, o respeito e proteção de todas as criaturas.  A família é o lugar da formação integral, onde se desenvolvem os diferentes aspectos, intimamente relacionados entre si, do amadurecimento pessoal. Na família aprende-se a pedir licença, a dominar a agressividade ou a ganância, a pedir desculpas, a dizer obrigado?.

Bela, animada e frutuosa semana da família e da vida para todos!

?Abençoa, Senhor, as famílias, AMEM?!

José Aristeu Vieira

 Bispo Diocesano de Luz


Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Rua Cel. Aurelino,8 - Formiga-MG 37 3321-2955