CELEBRAÇÕES NA MATRIZ:
SEXTA E SÁBADO: 19H
DOMINGO: 07h - 10h - 19h
previous arrow
next arrow
Slider

Corpus Christi: Ele vem ao nosso encontro!





“Cada Hóstia Consagrada é feita para se consumir de amor em um coração humano”. São João Maria Vianney

Celebramos, no dia 04 de junho próximo, a festa de Corpus Christi. A Igreja no mundo todo agradece a Deus pelo dom da Eucaristia .É o dia em que, na alegria de professarmos nossa fé, reunimos crianças, adultos e idosos para enfeitarmos com amor e dedicação nossas ruas para “quando Jesus passar”.

Esta antiga tradição teve seu início no séc. XIII, na Bélgica, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon, que tinha visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica, em honra da Sagrada Eucaristia. Tempos depois, o Papa Urbano IV (1262) decretou que, na quinta-feira após a oitava de Pentecostes, fosse oficialmente celebrada a festa em honra do Corpo do Senhor. Somente no séc. XIV, o Papa Clemente V confirmou o decreto de Urbano IV, tornando a Festa da Eucaristia um dever canônico mundial.

Este é o dia em que Jesus, presente na Eucaristia, é levado às ruas em procissão, abençoando as pessoas, as famílias, suas casas e todos aqueles que se encontram necessitados do seu amor infinito. Todas as vezes em que celebramos a Eucaristia, fazemos memória, atualizamos o mistério salvífico de Cristo. A Eucaristia é o centro da vida cristã; sem este Mistério de Amor nossa vida seria vazia, sem sentido. Não é somente um símbolo, é a certeza da presença real de Jesus em nossa caminhada neste mundo.

Santo Agostinho nos lembra que: “A Eucaristia é o pão de cada dia, que se toma como remédio para a nossa fraqueza de cada dia”. Somos necessitados, totalmente necessitados da Eucaristia, por isso ela é o socorro que temos na luta diária contra nossos pecados e as fraquezas que trazemos dentro em nós.

Em toda a Igreja, celebra-se este dia tão importante no calendário litúrgico, que nos aproxima do Senhor pela presença real de Jesus na Eucaristia. Participe bem da celebração de Corpus Christi em sua paróquia ou comunidade. Prepare sua rua, a porta de sua casa para Jesus passar, mas, acima de tudo, prepare seu coração e saiba que neste dia Ele veio ao seu encontro. Mesmo que não sejamos dignos, Ele veio até nós.

Deus o abençoe sempre.
Pe. Ígor Valadão ? Paróquia Sagrado Coração de Jesus ? Formiga/MG


Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Rua Cel. Aurelino,8 - Formiga-MG 37 3321-2955