CELEBRAÇÕES AOS DOMINGOS:
07h - 10h - 17h e 20h
previous arrow
next arrow
Slider

Comunidade Santo Antônio

Antes da fundação da Comunidade Santo Antônio, as pessoas pertenciam a comunidade de Santa Teresa, que ainda fazia parte da Paróquia Sagrado Coração de Jesus.

No dia 24 de junho de 1998, D. Maria Luiza Ferreira organizou e foi rezado o terço em honra a São João, acendendo também uma fogueira. Assim, começou a movimentar o bairro. D. Maria Luiza ia nas reuniões na Comunidade Santa Teresa e repassava as informações para as famílias.

Dia 12 de outubro de 1998, aconteceu o terço e a novena de Nossa Senhora Aparecida, a primeira do bairro. Durante a novena, combinaram de rezar o terço uma vez por semana. A família que receberia era sorteada. Nesta época também, começou a entrega dos jornais da Paróquia nas casas.

Maria começou a pedir que outras pessoas a ajudassem no trabalho, ou até a substituíssem. Assim, entraram outras pessoas para ajudar. Nessa época, estava na Paróquia o Padre João Bosco e Padre Joel Francisco. Foi quando manifestaram o desejo de fundar uma comunidade. Por isso, fizeram uma reunião na casa de José Alves Ribeiro com o Padre Joel Francisco e outras pessoas presentes. A decisão de colocar Santo Antônio como padroeiro veio da devoção do Padre Joel ao santo e pelo fato de a Paróquia Sagrado Coração de Jesus não ter nenhuma Comunidade com este Padroeiro.

Padre João Bosco celebrou uma missa de envio na casa de Ana Lúcia e Sr. Marinho. Quando foi fundada a Comunidade Santo Antônio, José Alves Ribeiro e Gislaine Caetano Nepomuceno Ribeiro eram os coordenadores. Nessa época, a reunião da Conferencia dos Vicentinos e a Catequese começaram a acontecer na casa de José e Gislaine.

A trezena de Santo Antônio acontecia nas casas. O dízimo era recolhido e repassado à Paróquia. José e Gislaine depois de algum tempo deixaram a coordenação e vieram outros coordenadores que ajudaram. Nesta época, a missa era celebrada aos domingos, nas casas, às 16:00 horas e a catequese acontecia na escola municipal CEMEI.

Percebeu-se a necessidade de construir uma capela para melhor receber os fiéis da Comunidade. Então, foram feitas festas, almoços e diversos outros eventos com o intuito de arrecadar fundos para iniciar a construção. O Sr. Milton fez a doação de um lote, com uma exigência: que a capela fosse feita em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré.

A Coordenação juntamente com os Padres Joel e João Bosco decidiram que a Comunidade seria Santo Antônio de Pádua e a Capela Nossa Senhora de Nazaré. Com a ajuda de muitos, foi construído o salão, onde passou a ser celebrada a missa, catequese, grupos de oração, terços e reuniões.

Com o passar do tempo e a contínua ajuda das pessoas, construiu-se a capela em cima do salão, onde aconteceu a primeira missa no dia 03 de fevereiro de 2014. Estamos trabalhando para fazer o acabamento. Ainda persiste a tradição da trezena de Santo Antônio que é rezada todos anos do dia 31 de maio à 12 de junho com a Celebração Eucarística e barraquinhas no dia 13 de junho em honra à Santo Antônio. Atualmente a missa é celebrada na capela aos primeiros, terceiros e quintos domingos do mês às 08:30hs.

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Rua Cel. Aurelino,8 - Formiga-MG 37 3321-2955