CELEBRAÇÕES AOS DOMINGOS:
07h - 10h - 17h e 20h
previous arrow
next arrow
Slider

Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face

No dia 1º de fevereiro de 2006, às 19 horas, realizou-se a primeira reunião para a formação de mais uma pequena Comunidade, agregada à Paróquia Sagrado Coração de Jesus, sob a administração do Pároco, Padre José Pimenta. Nossa primeira reunião aconteceu na residência de D.Maria do Rosário, nossa atual Coordenadora.

Nosso primeiro passo foi a escolha do  nome de nosso padroeiro e intercessor. Houve algumas sugestões, mas o nome mais votado foi de Santa Teresinha do Menino Jesus. Foram convidados representantes de doze ruas que comporiam nossa Comunidade, a saber: Frederico Soares de Sousa, José Ferreira Barbosa, Bahia, Maria José de Faria, Américo Fonseca Portela, Silvair Figueiredo, Arquimedes de Faria, Romanelli, Manoel Dias Nogueira, Goiás , São Paulo e Ibraim Inocêncio. Mais tarde, no ano de 2012, após a realização das Santas Missões em nossa Paróquia, a Rua Nicolau José Miserani foi incluída, após uma reestruturação feita pela Paróquia. As duas reuniões seguintes deram sequência aos preparativos da inauguração de nossa Comunidade.

Nossa primeira Celebração Eucarística aconteceu na residência do casal Carlos Antônio Guerra e Maria Aparecida de Oliveira Guerra, residentes na Rua Arquimedes de Faria. O comparecimento das famílias foi um sucesso! O casal ficou muito feliz com a escolha de sua residência, pois eram os mais novos moradores do Bairro Vila Imperial, que compõe, quase unanimemente, nossa Comunidade. A primeira celebração eucarística aconteceu no dia 13 de março de 2006,contando, a partir daí, a  referida data como início da Comunidade Santa Teresinha do Menino Jesus, mais tarde acrescentando-se da Sagrada Face, por sugestão de nosso Pároco, Padre Pimenta.

Nas primeiras reuniões, muitas decisões e providências foram tomadas, como a organização de equipes de trabalho, como as senhoras que ficaram responsáveis pela ornamentação do local das celebrações, senhoras responsáveis pela liturgia, pela confecção de convites para as mesmas etc. Desde o início, nossa Comunidade demonstrou entusiasmo com os trabalhos designados para cada equipe organizada.

Divulgamos, desde o início, a prática da novena de Santa Teresinha do Menino Jesus junto às famílias. Por iniciativa de duas senhoras de nossa Comunidade, D. Luzia Martins Pacheco e D. Aparecida Guerra, moradoras da Rua Arquimedes de Faria, introduziu-se a devoção plenária a Nossa Senhora das Vitórias, que há cinco anos visita nossas ruas e algumas comunidades próximas, um hábito que existe há mais de sessenta anos em nossa cidade de Formiga. Agora, esta imagem faz parte de nosso acervo religioso, através de um gesto de generosidade por parte da zeladora da mesma, que foi doada às famílias de nossa Comunidade. Por que Nossa Senhora das Vitórias passou a fazer parte de nossa vida comunitária, assim como Santa Teresinha, através de sua intercessão como nossa medianeira? Em suas memórias, Teresinha de Lisieux conta que, quando criança, em um de seus estados febris provocados pela tuberculose com que ela conviveu a vida toda, teve uma visão: olhando para a imagem da Virgem com o menino nos braços, em certo momento, ela viu o Menino Jesus levantar seus bracinhos em direção a ela, como se quisesse estar em seu colo de criança angelical e pura.

Durante todo o tempo a Comunidade trabalhou unida, foram feitas muitas campanhas, desenvolvidos alguns projetos como o carnê da solidariedade, o calendário da Comunidade.

A princípio sonhávamos com a aquisição de um lote para construirmos a capela de nossa Padroeira. No ano de 2012 a Comunidade foi agraciada com a generosidade e desprendimento de uma família, moradores da Comunidade Nossa Senhora Aparecida, o Sr. Abel, sua esposa Silvana e a filha Jeniffer doaram-nos um terreno situado a Rua Bahia. Desde então toda a Comunidade Santa Terezinha intensificou os trabalhos para dar início à construção da tão sonhada capela. O projeto da construção foi nos doado pelo engenheiro civil Dr. Ataídes Francisco Almeida.

Iniciamos a construção no dia 05 de agosto de 2013. Foram três anos e dois meses de grandes desafios, toda a Comunidade trabalhou muito, mas quero ressaltar o trabalho incansável da Sra. Dorvaline Campos (Branca), que percorreu por todo comércio de Formiga e casas de amigos para arrecadar doações, as coordenadoras dos 8 setores, sempre dispostas a ajudar, os pedreiros da Comunidade, Sr. Aluísio Bernardes, José de Faria, Otacílio Frazão, Fideliz de Oliveira Costa, João de Faria, João Mané, o eletricista e bombeiro hidráulico Miguel de Faria. A construção foi feita somente de doações, os pedreiros trabalhavam em regime de mutirão somente aos sábados.

Com ajuda de todos, inclusive da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e a graça de Deus, inauguramos a capela dedicada a Santa Terezinha do Menino Jesus e da Sagrada Face no dia 01-10-2016 com muita festa. A Celebração Eucarística foi presidida pelo nosso bispo diocesano Dom José Aristeu, nosso Pároco Padre Igor Valadão e nosso Vigário Padre Ildo Balduíno de Freitas. Houve participação da Comunidade, inúmeros amigos e devotos de Santa Terezinha.

A Capela dedicada a Padroeira de nossa Comunidade fica Situada a Rua Bahia, 310 no Bairro Vila Imperial. Você pode visitar Jesus na capelinha do Santíssimo, pois a Capela fica aberta todos os dias de 07h00 às 19h00.

Os trabalhos pastorais de evangelização ali desenvolvidos são:

  • Aos sábados Às 18h00 – Celebração Eucarística;
  • No primeiro sábado de cada mês logo após a celebração a Oração do Santo Rosário;
  • Segundas-feiras às 19h30 o Santo Terço;
  • Terças-feiras às 19h30 Catequese;
  • Quartas-feiras às 19h30 Oficina de Oração e Vida;
  • Quintas-feiras às 19h30 Terço dos Homens;

Com as bênçãos de Santa Terezinha caminhamos com passos firmes em direção a Jesus Cristo.

 

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Rua Cel. Aurelino,8 - Formiga-MG 37 3321-2955