CELEBRAÇÕES AOS DOMINGOS:
07h - 10h - 17h e 20h
previous arrow
next arrow
Slider

Como ter um modo de vida pautado na oração?

Para ter uma vida pautada na oração é preciso um coração humilde

Para vivermos e termos um coração disposto a uma vida de oração, o primeiro passo é termos a compreensão do que é a oração. Segundo o Catecismo da Igreja Católica, “a oração é a elevação da alma a Deus.” E Santa Teresa do Menino Jesus ainda diz que “a oração é um impulso do coração, é um simples olhar lançado ao céu, um grito de reconhecimento e amor no meio da provação ou no meio da alegria.”.

A partir disso, podemos perceber que a oração é um encontro, por isso vivê-la é uma conquista e um desafio. Uma conquista, porque, por meio dela, encontramo-nos com o nosso Criador, com Deus que é o nosso Pai e que nos chama, incessantemente, a um encontro com Ele. Uma conquista, porque ela é também uma iniciativa de amor da parte de Deus a nosso respeito, que deseja se deixar encontrar por nós. “À medida que Deus se revela e revela ao homem a si mesmo, a oração aparece como um recíproco apelo.”³

Por isso torna-se também um desafio, porque para viver uma vida de oração exige de nós uma atitude interior, um passo concreto de ir ao encontro de Deus e de estar em comunhão com Ele. “Deus tem sede que tenhamos sede dele”4 , e o nosso coração sendo casa de Deus aspira ser sondado e conhecido por seu Criador, mas nem sempre é fácil se deixar ser iluminado diante das sombras que nos cercam. A oração ilumina nosso interior e convoca nossa vontade a uma atitude de contínua conversão, que é um caminho de correspondência a um chamado de amor fiel a Deus.

Por essa razão, para ter uma vida pautada na oração, é preciso ter um coração humildade, capaz de se deixar encontrar, determinado, para buscar tempo e qualidade no tempo com Deus, e disposto, a estar habitualmente na presença D’Ele. Oração é conversa, é intimidade, por isso comporta diálogo e escuta. Oração também é ‘’ação’’, ou seja, é ter atitudes concretas diante das circunstâncias da vida. A oração é um tempo de restauração da nossa vida interior e da nossa identidade primeira, a de filhos de Deus. Ele, como um Pai amoroso, não se cansa de nos esperar para estar na sua presença; então, tenhamos a coragem de ir ao encontro D’Ele, e, sobretudo, tenhamos a coragem de nos deixarmos ser encontrados por Ele.

Extraído do site Canção Nova

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Rua Cel. Aurelino,8 - Formiga-MG 37 3321-2955